À inovação tecnológica e ao empreendedorismo tem sido atribuída crescente importância pela sociedade, dada a importância do tema para o desenvolvimento econômico (BAILETTI, 2012; BEYHAN, 2014; MOSEY, GUERRERO; GREENMAN, 2017; SHANE, 2004; SPIEGEL; MARXT, 2011). O empreendedorismo tecnológico (ET) tem como grande objetivo a criação e desenvolvimento de novos negócios, ou startups. Essas empresas nascentes carregam em si o potencial de gerar grandes impactos em termos da criação de inovações, geração de valor, criação de empregos e desenvolvimento econômico, conforme diversos autores demonstram (ARRUDA et al, 2014; BLANK, 2013; CHOREV; ANDERSON, 2006; KOHLER, 2016; SHANE, 2004). As atividades educacionais, no Brasil e no mundo, estão se transformando de forma avassaladora. Em grande parte, essa transformação vem da utilização inexorável da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Podemos demonstrar em exemplo da importância da educação superior na Alemanha, em que “”o presidente da associação de reitores da Alemanha, Peter-André Alt. Para ele, “”quem aprende a pensar em métodos, a resolver problemas, se comunicar, tomar decisões e produzir rapidamente entendimento a partir de informações, pode atuar com sucesso em vários setores””. Neste ano, a importância do ensino superior para o país cresceu também no âmbito orçamentário, com a aprovação recente de um pacto que estabelece regras para o financiamento do ensino superior entre 2021 e 2030.
De acordo com um panorama do sistema de educação alemã de 2018, coordenado pelo Instituto de Alemão para Pesquisa sobre Pedagogia Internacional, as universidades têm um papel de destaque na formação de funcionários públicos, principalmente para o setor da educação. Atualmente, o setor público, em geral, emprega quase um terço dos formados. Mas o grande empregador continua sendo o setor privado, que absorve 50% dos estudantes que terminam o curso superior.
O processo educativo de hoje deve estimular novas habilidades, atitudes e capazes de dar oportunidade para que desenvolva potenciais, independentemente da condição social e área de estudo. Nesse sentido a Educação Empreendedora abre um conjunto de opções, oportunidades e possibilidades de aprendizado ao aluno que vai além dos conceitos puramente técnicos, proporcionando a eles um caminho novo, pautado em descobertas em direção ao desenvolvimento e ao crescimento profissional, com intuito de provocar um estímulo à mudança de comportamento. (LOPES, Cristina).
A partir desse contexto, o projeto de inclusão de formandos através do conhecimento relacionados à inovação, empreendedorismo, tecnologias e indústria 4.0 fará com que os alunos tenham uma visão ampla do negócio e possam praticar e desenvolver projetos inovadores, considerando a realidade das indústrias e ICTs.
Faça parte da transformação do empreendedorismo na Amazônia. Agende uma reunião e conheça as vantagens de investir no PPEI!
SOFTEX AMAZÔNIA
Open Innovation Lab, Rua Guglielmo Marconi, 14,
Adrianópolis – CEP 69057-085 – Manaus/AM